BNDES facilita investimento em energia solar para pessoas físicas

As novas regras divulgadas pelo BNDES permitem que pessoas físicas e jurídicas invistam em energia solar.

Isso será possível graças ao Fundo Clima, que garante recursos para apoiar projetos  que visem diminuir as mudanças climáticas. O Programa Fundo Clima foi criado pela Lei 12.114, em 2009, e vai permitir financiamento de até 80% dos itens apoiáveis para pessoas físicas ou jurídicas com renda de até R$ 90 milhões.

Essa ação vem para incentivar a economia de energia e a sustentabilidade, ajudando os consumidores que desejam instalar sistemas de aquecimento solar e de cogeração – geradores a biogás, aerogeradores, placas fotovoltaicas e mais.

As taxas de juros se dividem em três partes: a de custo financeiro, que é de 0,1% ao ano; a de remuneração do BNDES, que pode ser de 0,9% ou de 1,4% ao ano; e, por fim, a do agente financeiro, que é de até 3% ao ano.

A vantagem de investir em energia solar é que ela diminui a dependência que sua residência tem da energia hidrelétrica. Vale ressaltar que, caso seu consumo de energia seja inferior ao que você produz, é possível vender o excesso para uma distribuidora.

  • Categoria: Notícias
  • Data: 23/07/2018